quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Missão

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Missão

Missão significa um compromisso , uma obrigação, o ato da incumbência, o encargo.

No Planejamento podemos definir ‘missão’ como a razão de ser da organização.

É importante que a ‘missão’ esteja claramente definida e incorporada nas pessoas que integram a organização, porque é ela que serve de referência para orientar a tomada de decisões (inclusive as estratégicas), bem como para definir os objetivos a serem perseguidos.

Não deve a ‘missão’ ser uma referência rígida e imutável. Ao contrário, uma de suas características básicas é exatamente a flexibilidade, de modo que possa se adequar às mudanças que a realidade vai impondo ao longo do tempo. Portanto, de tempos em tempos, a ‘missão’ da organização deve ser discutida e devidamente adequada.
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"Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa."Peter Drucker
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A ‘missão’ deve ser definida de tal modo que expresse aquilo que efetivamente desejamos que nossa organização seja. Deve ser ousada, desafiadora, mas de tal modo que esteja sempre visível, tangível, alcançável, bem ao alcance das mãos.

Naturalmente a ‘missão’ estará inserida num contexto em que os Valores da organização e a Visão de Futuro já terão sidos previamente definidos.

Um outro aspecto importante é não confundir Visão de Futuro com Missão. A primeira está relacionada aos nossos sonhos, ao norte, à direção que devemos seguir. É como se fosse uma passagem assegurando direito ao vôo futurístico que nos conduzirá ao amanhã. A Visão de Futuro cria um ambiente energizado, elétrico, inspirador para a instituição.

Já a Missão da Organização está mais relacionada à posição em que estamos, identificando, com clareza, o nosso negócio.

Exemplos de missão:
• Universidade Federal da Bahia

“A Universidade Federal da Bahia tem por missão produzir, socializar e aplicar o conhecimento nos diversos campos do saber, através do ensino, da pesquisa e da extensão, indissociavelmente articulados, de modo a contribuir para o desenvolvimento social e econômico do País e do Estado e promover a formação de profissionais qualificados para o mundo do trabalho e capazes de atuar na construção da justiça social e da democracia”.

Missão da Funape-UFG


• Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
“Viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do agro negócio brasileiro, por meio da geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias em benefício da sociedade”.

• Petrobras

“Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nas atividades da indústria de óleo, gás e energia, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos seus clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua”.

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"Definir a missão de uma empresa é difícil, doloroso e arriscado, mas é só assim que se consegue estabelecer políticas, desenvolver estratégias, concentrar recursos e começar a trabalhar. É só assim que uma empresa pode ser administrada, visando um desempenho ótimo."Peter Drucker
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No processo de definição da missão, é fundamental considerar os seguintes componentes:

• segmentos-alvo, tecnologia, escopo-geográfico, benefícios demandados x benefícios oferecidos e crenças e valores dos dirigentes.

Responder às seis questões que alinhavei abaixo pode ser uma maneira fácil de desenhar um mapa do caminho, de modo que possamos alcançar, definir e escrever, sem complicações, a Missão da organização:

• Quem somos nós?

• Qual é nossa finalidade?

• Que fazemos para reconhecer, antecipar e responder às finalidades?

• Como devemos responder a nossos grupos de influências?

• Quais são nossos valores, cultura e filosofia?

• Que nos faz ser distinto e único?

Ao definirmos a ‘missão’ da organização estaremos, na realidade, identificando sua ‘razão de ser’.

É fundamental que no processo de redação cuidemos para que a ‘missão’ esteja elaborada de modo suficientemente clara, simples e concisa.

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"Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa."Philip Kotler
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Outros exemplos de ‘missão’:
• Disney: “Alegrar as pessoas”;

• Fiat: “Produzir automóveis que as pessoas desejam comprar e tenham orgulho de possuir”;

• 3M: “Solucionar problemas não solucionados de maneira inovadora”;

• Natura: “Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem”;

• Citibank: "Oferecer qualquer serviço financeiro em qualquer país, onde for possível fazê-lo de forma legal e rentável";

• McDonald's: "Servir alimentos de qualidade com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável";

• Localiza National: "Oferecer soluções de transporte, através do aluguel de carros, buscando a excelência" (1989);

• Pepsi Co..: "Derrotar a Coca-Cola";

• Honda: "Esmagar, espremer e massacrar a Yamaha".

Missão do Exército Brasileiro
I. A fim de assegurar a defesa da Pátria:
- contribuir para a dissuasão de ameaças aos interesses nacionais; e
- realizar a campanha militar terrestre para derrotar o inimigo que agredir ou ameaçar
a soberania, a integridade territorial, o patrimônio e os interesses vitais do Brasil.

II. A fim de garantir os Poderes Constitucionais, a Lei e a Ordem:
- manter-se em condições de ser empregado em qualquer ponto do território nacional,
por determinação do Presidente da República, de forma emergencial e temporária,
após esgotados os instrumentos destinados à preservação da ordem pública e da
incolumidade das pessoas e do patrimônio, relacionados no art. 144 da Constituição.

III. Participar de operações internacionais, de acordo com os interesses do País.

IV. Como ação subsidiária, participar do desenvolvimento nacional e da defesa
civil, na forma da Lei.

• Pfizer: “Nós nos tornaremos a companhia mais valorizada do mundo para pacientes, clientes, colegas, investidores, parceiros comerciais e as comunidades onde trabalhamos e vivemos”;

• FORD: "Nossa missão é atender às necessidades de transporte de nossos clientes, aprimorando nossos produtos e serviços, prosperando com a empresa e proporcionando retomo aos acionistas";

• GM: "Fornece produtos e serviços de tal qualidade que nossos clientes sintam que receberam mais pelo que pagaram, nossos empregados e parceiros de negócios se beneficiem de nosso êxito e os nossos acionistas tenham maior retorno do seu investimento";

• BNDES: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social: "Contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país";

• Petrobrás: Petróleo Basileiro S.A.: "Assegurar o abastecimento do mercado nacional de petróleo, gás natural e derivados, através das atividades definidas na Lei 2.004, de forma rentável e a menores custos para a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento do país";

• Rede Globo de Televisão: "Contribuir para o progresso cultural, político, econômico e social do povo brasileiro, através da educação, da informação e do entretenimento";

• Fundação Roberto Marinho: "Contribuir para o desenvolvimento social através de ações educacionais, culturais e de apoio às atividades comunitárias, conduzidas através da criação de modelos ou de programas sistêmicos de caráter permanente”;

• SERPRO: Serviço Federal de Processamento de Dados: "Prover a Administração Pública, com prioridade para o Ministério da Economia, com informações para a tomada de decisões e gestão";

• GSI: Gerdau Serviços de Informática: "Ser uma empresa líder no mercado, prestando serviços avançados de teleinformática com alto nível de tecnologia, segurança e qualidade, que atendam às necessidades dos setores público e privado, usuários de sistemas complexos de informação";

• CNPq: Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico: "Promover atividades em Ciência e Tecnologia, através do fomento e execução de pesquisa, de formação de recursos humanos e de difusão da informação, para o avanço do conhecimento e a capacitação tecnológica, visando com a aplicação e valorização dos resultados, ao desenvolvimento sócio-econômico e cultural do País";

• RIOCELL S.A.: "A Riocell deve crescer no Brasil e internacionalmente, produzindo e comercializando celulose, papel e correlatos, que satisfaçam às expectativas dos seus clientes, maximizando o retorno dos investimentos, proporcionando o crescimento da qualidade da vida das comunidades internas e externas, preservando o ambiente";

• USIMINAS: Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais: "Exploração da indústria, do comércio e da importação e exportação de produtos siderúrgicos e de suas matérias primas, a execução e elaboração de projetos e pesquisas, a mineração, o transporte, a construção civil, a partir de estruturas metálicas e a prestação de serviços de qualquer Natureza";

• Sistema SENAI: "Prestar serviços às comunidades industrial, governamental, educacional e outras, nas áreas de preparação de Recursos Humanos, em diferentes níveis, assistência técnica/tecnológica, garantia e certificação de qualidade, geração e difusão de tecnologias e disseminação de informações, contribuindo para o fortalecimento da Indústria e o desenvolvimento sócio-econômico do país".

• MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário (2001): “Criar oportunidades para que as populações rurais alcancem plena cidadania.
Aspectos complementares a considerar:
1. Promover o desenvolvimento do meio rural de modo a garantir a sustentabilidade de empreendimentos da agricultura familiar já instalados e oportunizar a inserção de novos
2. Possibilitar o acesso á terra a quem dela necessita, criando condições paa sua independência
3. Promover a geração de emprego e renda no meio rural buscando criar alternativas de ocupação produtiva (lazer, artesanato, turismo)
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"A missão da Cruz Vermelha é melhorar a qualidade de vida humana;, aumentar a autoconfiança e a preocupação com os outros; e ajudar as pessoas a evitar emergências, preparar-se para elas e enfrentá-las." Cruz Vermelha Internacional
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O planejamento de uma 'missão’ espacial tem alguma coisa a ver com o planejamento de nossas empresas e instituições? Teria algo em comum com o nosso dia a dia? Vejamos no vídeo abaixo as palavras do comandante Marcos Pontes, o astronauta brasileiro:


Antônio Carlos dos Santos, criador da metodologia de planejamento estratégico QuasarK+.